Referência na música brasileira, no campo da pesquisa e da execução percussiva com características amazônicas, o Trio Manari lança, nesta quinta-feira, 9 de dezembro, às 20h, pelo canal de Youtube, o projeto “Ritmos e Tambores da Amazônia”, realizado por meio de Prêmio do Edital de Música – Lei Aldir Blanc Pará.
Em formato audiovisual, o projeto apresenta os músicos, que compartilham a pesquisa que desenvolvem há duas décadas sobre os ritmos e tambores amazônicos. Márcio Jardim aborda o Samba de Cacete, originário de Cametá; Nazaco Gomes, que tem vasta pesquisa sobre o carimbó, fala sobre os seus diversos instrumentos, estilos de temáticas, em diversas regiões onde essa cultura tem fortes tradições, como o Marajó, Santarém Novo, Vigia de Nazaré, Marapanim.
Já o músico Kleber Benigno, Paturi, explana sobre o ritmo e as caixas do Marabaixo,
originário da comunidade do Quilombo do Curiaú, em Macapá (AP). Os episódios abrem
com a contextualização de cada ritmo, a partir de sua respectiva comunidade, e seguem
com as demonstrações práticas em que são revelados os toques tradicionais e como estes são aplicados no trabalho do trio.
O Manari nasce no anos 2000 e logo ganha os rios e estradas da Amazônia, percorrendo
comunidades tradicionais, onde os músicos aprenderam os toques de tambor, diretamente com seus mestres, para também atravessar o oceano, chegando à Europa e aos Estados Unidos. Agora já são 20 anos de trajetória, em que o grupo gravou dois CDs, "Braços da Amazônia”, “Manari”, além do DVD “Sons da Floresta”, gravado no Teatro Waldemar Henrique, em Belém, lançado com o apoio do Rumos Itaú Cultural.
Para assistir: O projeto “Trio Manari - Ritmos e Tambores da Amazônia – videoaulas de
Samba de Cacete, Carimbó e Marabaixo”. Estreia nesta quinta-feira, 9 de dezembro, às
20h, no canal de Youtube do Holofote Virtual - . O link direto será distribuído nas bios dos do Instagram: @holofote_virtual e @triomanari.
Texto: Luciana Medeiros (91) 98134-7719 (Holofote Virtual)
Palavras-Chaves
Comments