A Galeria Benedito Nunes, situada na Fundação Cultural do Pará (FCP) recebe
durante o mês do outubro a exposição "Cartografia da Fé", com diversas formas de expressão artística que buscam contar a narrativa da grande festa religiosa que ocorre em Belém: o Círio de Nazaré. A exposição teve sua abertura no último dia 10 de outubro, e segue até o dia 01 de novembro, de segunda a sexta das 08h às 18h. ENTRADA GRATUITA.
As obras remontam a geografia da cidade durante as procissões, por isso remetem à ideia de cartografias, já que estas dão nome ao processo, em forma de cartas ou mapas, utilizado para ilustrar a realidade social, econômica, histórica e cultural de um povo.
A exposição traz essa visão sobre o processo do Círio, identificando diferentes elementos que constroem a festividade, já que a fé se manifesta nos diferentes trajetos e vias, captadas pela poética de dez artistas de Belém, ou que aqui residem, em suas diferentes linguagens: pintura, desenho, fotografia, instalação e performance. São eles Carol Magno, Francy Botelho, Heloíse Rodrigues, Jocatos, Letícia Valente, Marcos Muniz, Marco Serrão, Paula Giordano e Sérgio Neiva que apresentam suas visões em testemunhos estéticos expostos das 08h às 18h, de segunda a sexta, com entrada franca.
Serviço:
Exposição Coletiva "Cartografia da Fé"
Local: Galeria Benedito Nunes (Av. Gentil Bittencourt, 650 - subsolo. Belém - PA);
Data: até dia 1º de novembro, de segunda a sexta.
Horário: 08h às 18h;
Entrada franca.
Texto: Assessoria de Comunicação FCP
Commentaires