top of page

Edição 39 do Circular nas ruas do centro histórico de Belém neste domingo (03/04)

KAMARAKO GALERIA - Circular 29 - Imagem: Cláudio Ferreira / Divulgação.

O domingo, 3 de abril vai ser agitado no centro histórico de Belém. Serão quase 30 espaços, entre galerias, museus, casarões culturais, restaurantes, hostels e muitos outros empreendimentos criativos das diversas áreas da cultura, abertos com com programações que vão das 8h às 20h, nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto. "Teremos um dia vibrante, com novos parceiros e outros que já estão circulando há 9 anos. A cada nova edição a gente se fortalece de novo e, consequentemente, valoriza o centro histórico da cidade", diz Adelaide Oliveria, da equipe gestora do Circular.




Desde que iniciou a pandemia, não era realizada uma edição tão robusta. Em 2019, o projeto já contava com 44 espaços cadastrados com sede no centro histórico de Belém, além de seis projetos volantes. Em 2020, vários deles fecharam as portas ou encerraram as atividades e todas as edições do projeto foram digitais. Em 2021, ainda teve ação na virtualidade, mas em agosto, outubro e dezembro as edições foram híbridas e, aos poucos, os espaços foram (re)abrindo com ações presenciais.




E agora, a primeira edição deste ano chega 100% presencial. Fiquem atentos, pois os dois novos endereços estarão no circuito a partir desse domingo de abril, valendo em dobro ou triplo, pois a Casa Soma Cultural, na Cidade Velha, e a Vila Prana, no Reduto, reúnem vários parceiros e diversas iniciativas em seus ambientes.





A Vila Prana, por exemplo, ocupa um prédio de dois andares em área de interesse de preservação do patrimônio histórico, onde amigos se reuniram para trabalhar e morar, há cerca de dois anos. Uma década antes, o prédio foi reformado e era utilizado somente por estabelecimentos comerciais. Segundo Carol, moradora e empreendedora na Vila "aqui é um oásis particular onde buscamos por harmonia, empatia e lixo zero. E nos fortalecemos como unidade, através dos nossos negócios individuais". Confiram na programação, os detalhes de cada um dos ocupantes da Vila.




Já a Casa Soma surge do amor de duas amigas pelas artes, cultura regional e vontade de apoiar a cena independente de Belém. Inaugurada em janeiro de 2022, o espaço conta com salas para aluguéis mensais, sala de reuniões, área externa com piscina para eventos, estações de trabalho além de vários outros cantinhos aconchegantes para bater um papo despretensioso ou planejar eventos. A estreia de uma programação neste Circular Campina Cidade Velha, promete.



COLETIVO APARELHO - AÇAO - MERCADO DO CHORO, MERCADO DO PORTO DO SAL - Imagem: CLAUDIO FERREIRA / Divulgação.


Outra boa notícia é a volta de vários espaços ao circuito, como a reabertura da Kamara Kó Galeria, fechada desde inicio de 2020, e o retorno do Coletivo Aparelho, no Mercado do Porto do Sal. O Roteiro Geo-Turístico que realizou inúmeras lives durante as edições digitais, também está de volta e realiza o seu percurso pelo Ver-o-Peso. Há outros, como por exemplo, o Centro Cultural de Justiça Eleitoral, Igapó Ladrilho, Xibé Cultural e o Comitê Arte Pela Vida, entre os que estavam um tanto sumidos do projeto. Confira a programação completinha nas redes sociais e site do projeto.




O Circular Campina Cidade ruma em direção aos seus 10 anos, tempo em que vem chamando atenção para a necessidade de cuidados e preservação do patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, ambiental e humano nos bairros envolvidos e que deram origem à cidade, onde iluminação, limpeza, segurança continuam sendo as principais reivindicações dos moradores e trabalhadoras dessa área junto ao poder público.




No final do ano passado, o projeto também lançou uma versão atualizada do seu APP, que agora sugere uma série de roteiros pelos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto. Neste domingo, 3 de abril, em todos os espaços parceiros do Circular será obrigatório o uso de máscaras e apresentação da carteirinha de vacinação comprovando a aplicação de duas doses da vacina contra a Covid-19.





Serviço: Para saber sobre a programação completa do Projeto Circular deste domingo (03/04) Siga o Instagram @circularcampinacidadevelha.



Texto: Luciana Medeiros (Holofote Virtual - @holofote_virtual)



Palavras-Chave

Comments


bottom of page