top of page

11 de ago. de 2023

  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Impressa BNDS

Banco aprova recursos para revitalização Complexo dos Mercedários de Belém-PA


Essa é a maior operação aprovada pelo BNDES no âmbito da iniciativa.


#Patrimônio

Imagem: divulgação.


Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio não reembolsável de R$ 36,3 milhões para restauro e revitalização do Complexo dos Mercedários, de Belém (PA). O anúncio do Banco foi feito pela diretora Socioambiental, Tereza Campello, que visitou o Complexo nesta terça-feira, 8.


Essa é a maior operação aprovada pelo BNDES no âmbito da iniciativa. Os recursos do Banco correspondem a 73,5% do investimento total, orçado em R$ 49,4 milhões, e que também terá aportes da Universidade Federal do Pará (UFPA). O projeto está a cargo da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), ligada à UFPA.


Para Tereza Campello, “a restauração do conjunto Mercedários, que já estava prevista, agora merece um novo olhar, com Belém como sede da COP 30 em 2025. O espaço é uma joia da cidade e será restaurado para benefício da população local. O plano é que também possa ser integrado às atividades da Conferência do Clima das Nações Unidas”.


Anúncio



A iniciativa contempla, ainda, a criação do primeiro museu de ciências do patrimônio cultural da Amazônia. O museu vai abordar a história arquitetônica e urbanística do Conjunto dos Mercedários de forma integrada com as tecnologias de construção e materiais utilizados.


Conjunto arquitetônico – O Complexo dos Mercedários, de Belém (PA), é um conjunto arquitetônico composto pela Igreja das Mercês e pelo antigo Convento dos Mercedários, cuja construção teve início em 1640 e foi refeita a partir de 1748.


Anúncio

#COLUNAS

Franciorlis ViannZa - Escritor 

Paulo Ferreira - Escritor e Jornalista

Anúncio

bottom of page